Pesquisar por tema

segunda-feira, 14 de março de 2022

ONU levanta o debate: "Como alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas?"


Arrancou esta segunda-feira na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a 66ª. sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher. 

O  maior evento mundial organizado para mulheres decorre sob o lema "Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas no contexto das mudanças climáticas, políticas e programas ambientais e de redução de risco de desastres.

Participam delegações de Estados-membros, entidades das Nações Unidas e organizações não-governamentais.

Durante duas semanas de sessões, a referida comissão vai analisar os progressos alcançados na área a nível mundial e fará recomendações para acelerar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim para o empoderamento das mulheres.

Além de examinar e adotar uma resolução do tema prioritário, a reunião anual deve acompanhar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para o avanço da igualdade de gênero.

Recordo-lhe que em fevereiro no final das sessões de pré-consultas a nível ministerial a União Africana emitiu um relatório dando conta que a "dependência das mulheres da economia informal para o emprego, caracterizada pela falta de direitos trabalhistas e proteção social, bem como inúmeros riscos ocupacionais, levando ao aumento dos riscos de insegurança económica e problemas de saúde. A proporção de mulheres com cobertura legal abrangente de proteção social é de cerca de 3,9%, em comparação com 10,8% dos homens na África.

Moradias pobres e perigosas e a falta de infraestrutura e serviços sustentáveis de água, saneamento e energia, particularmente em assentamentos informais, podem criar situações vulneráveis para trabalhadores domiciliares e residentes que ficam em casa, muitas vezes predominantemente mulheres. Em mais de 70% dos domicílios onde a água deve ser obtida, as mulheres e as meninas são os principais transportadores de água. Cerca de 85,7% das famílias na África Subsaariana dependem de combustíveis impuros para cozinhar e aquecer, com efeitos devastadores na saúde de mulheres e crianças, que geralmente passam mais tempo em casa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia para o Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Comunicação Digital

  Os estágios e trabalhos práticos não só fornecem experiência valiosa, mas também permitem que os estudantes desenvolvam redes profissionai...