Pesquisar por tema

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017


ABC da Educação Financeira -  Programa do Banco Central Angolano apresentado pela Jornalista Neusa e Silva




Risco de Branqueamento de Capitais e do Financiamento ao Terrorismo  

O branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo determinam a existência de vários riscos para a instituição financeira. 

Existem áreas de risco a considerar como associadas ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, como o risco de compliance ou o risco reputacional. 

Estes riscos não são exclusivos e, encontram-se frequentemente, interligados exercendo uma influência directa entre si. 

A gestão efectiva do risco de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo é crucial para a estabilidade da instituição financeira e do sistema financeiro. 

O risco de compliance será o risco proveniente de violações ou incumprimento de leis, regras, regulações, contratos, práticas prescritas ou standards éticos. 

Neste sentido a instituição financeira está sujeita a um risco acrescido quando viola a legislação ou regulação existente no âmbito do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, ficando sujeita a sanções, responsabilidade civil, etc. 

O risco de compliance pode ter impacto na imagem das instituições financeiras por parte de clientes, contrapartes, accionistas, investidores, supervisores e opinião pública em geral (risco de reputação). 

Quando uma instituição financeira não coloca em prática programas efectivos de prevenção de BC/FT pode ficar associada a este tipo de actividades e, por conseguinte, aumenta o seu risco reputacional.

Fonte: Site do Banco Nacional de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia para o Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Comunicação Digital

  Os estágios e trabalhos práticos não só fornecem experiência valiosa, mas também permitem que os estudantes desenvolvam redes profissionai...