Pesquisar por tema

sábado, 6 de janeiro de 2018

Venha conhecer o Banco Alimentar Angola liderado pela Engª Albina Assis Africano

Engª Albina Assis Africano Presidente da  Associação Banco Alimentar Angola 



Presidida pela Engª Albina Assis Africano a Associação Banco Alimentar Angola tem como objetivo providenciar uma fonte de subsistência alimentar imediata às pessoas em situação de carência, e conta com o apoio de entidades singulares, coletivas bem como de empresas

Implementada em Angola  a  16 de Setembro de 2011 tem periodicamente angariado alimentos, e funciona como um intermediário entre aqueles que não têm e os que mais têm.

Sob a orientação da sua Presidente Eng Albina Assis Africano só em Dezembro de 2017 foram angariados seis mil e 748 Quilos de gêneros alimentícios pela Associação Banco Alimentar contra a Fome em Angola, para ajudar instituições humanitárias do país.




O primeiro Banco Alimentar foi fundado nos EUA nos anos 60, e tinha como principal objectivo  “Ir buscar onde sobra para entregar onde falta”.
Hoje estão representados em todo mundo e primam pela luta contra o desperdício de produtos alimentares.

No encontro promovido pela Fundação Banco Alimentar com o Papa Francisco, no dia 3 de Outubro de 2015, este referiu o seguinte:

"Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Sinto-me feliz por me encontrar convosco, com todos vós, associações e indivíduos, que colaborais com esta significativa «rede de caridade» chamada Fundação Banco alimentar. Saúdo também quantos seguem este encontro da Praça de São Pedro. Desde há 25 anos mantendes diariamente um compromisso como voluntários a fim de debelar a pobreza. Em particular, a vossa preocupação consiste em contrastar o desperdício de alimentos, recuperá-los e distribuí-los às famílias em dificuldades e aos indigentes. Agradeço-vos o que fazeis e encorajo-vos a prosseguir nesta estrada.

Não podemos realizar um milagre como fez Jesus; todavia devemos fazer algo, diante da emergência da fome, algo humilde, e que tem também a força de um milagre. Antes de tudo, podemos educar-nos à humanidade, a reconhecer a humanidade presente em cada pessoa, carente de tudo.


Papa Francisco

Certamente, Danilo Fossati, empresário do sector alimentício e fundador do Banco alimentar, pensava nisto quando confiou a pe. Giussani a sua indignação face à destruição de produtos ainda comestíveis e vendo quantos na Itália sofriam a fome. Pe. Giussani ficou admirado e disse: «Poucas vezes aconteceu que me encontrasse com um poderoso que escolhe dar sem pedir nada em troca e nunca conheci um homem que oferece sem querer aparecer... O Banco foi a sua obra. Nunca publicamente, sempre em ponta de pés, seguiu-a desde o seu nascimento».

A vossa iniciativa, que comemora 25 anos, tem a sua raiz no coração destes dois homens, que não permaneceram indiferentes ao grito dos pobres. E compreenderam que alguma coisa tinha que mudar na mentalidade das pessoas, que os muros do individualismo e do egoísmo deveriam ser abatidos. Continuai com confiança esta obra, realizando a cultura do encontro e da partilha. Certamente, o vosso contributo pode parecer uma gota no oceano das necessidades, mas na realidade é precioso! Juntamente convosco, muitos outros trabalham, e isto engrossa o rio que alimenta a esperança de milhões de pessoas."

A Presidente do Banco Alimentar para Angola  enaltece a colaboração da população de Luanda, que tão proveitosamente contribuiu de forma solidária para o alcance dos objectivos para o qual foi criado o referido Banco e  apela às instituições e pessoas de boa vontade para que apoiem a Associação Banco Alimentar, para que a 8ª campanha a decorrer este ano (2018) seja melhor ou supere a anterior










Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia para o Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Comunicação Digital

  Os estágios e trabalhos práticos não só fornecem experiência valiosa, mas também permitem que os estudantes desenvolvam redes profissionai...