Pesquisar por tema

terça-feira, 3 de abril de 2018

Principais Bolsas de Valores da Região da SADC, conhece?

A maior parte das pessoas não conhece o significado e importância das Bolsas de Valores para o financiamento das economias dos países. Algumas,  vezes ouvimos falar sobre o comportamento dos  principais índices, com valores em percentagem que  mostram o comportamento de alguns mercados financeiros...mas quase nada entendemos...

Pois bem nesta primeira edição  semanal, da Ronda aos mercados financeiros, vamos falar sobre o que é um mercado financeiro, Bolsas de Valores e vamos conhecer as mais importantes a nível da SADC





Um mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários (por exemplo ações e obrigações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas), câmbio e outros bens.

Bolsa de Valores são locais onde são feitas negociações de ações de empresas. Essas empresas podem ter capital privado ou público.

Vamos agora fazer a nossa ronda e conhecer as principais bolsas da região da SADC?

Consideremos a  SADC como sendo  um bloco constituído pelos países da áfrica Austral, com objetivo de juntos desenvolverem mais e de forma  sólida e uniforme...

Começamos em  Angola  com a BVDA -  Bolsa de Valores e Derivativos de Angola SA, criada em 2006, com a participação no seu capital social de entidades públicas e privadas.

Assume-se como principal fornecedor ao estado Angolano  de mercados juridicamente seguros, onde as entidades que procuram financiar as suas actividades (os emitentes) e aqueles que pretendam rentabilizar os seus capitais (os investidores) possam  negociar com equidade, confiantes de que não serão discriminados ou preteridos no acesso à informação, nem no acesso às oportunidades de negociação que surjam.


@gæd`latue ngb~}a}uau d ~ud lgo~d me sdog|e~/ meng||eb}e md~bene~~amdme~ n|e~neb}e~ mg `e|ndmg/ bg dbg me 4111" E` ng`zd|dæîgng` d~ |e~}db}e~ lgo~d~ me sdog|e~ ab}ef|db}e~ md ^DMN/ d LS@ cgangb~}a}uàmd `ua}g |eneb}e`eb}e (}a|dbmg e` ng`zd|dæîg ng` d Lgo~dme Sdog|e~ me Dbfgod!" A~}g ma}d|ä d `ua}d~ md~ mace|ebæd~ exa~}eb}e~eb}|e d~ Lgo~d~ me Sdog|e~ md ^DMN/ `d~ bîg a`zoand|ä tue d Lgo~d mesdog|e~ me @gæd`latue e~}ekd d u` bàseo abce|ag| e` |eodæîg d gu}|d~Lgo~d~"D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"@gæd`latue ngb~}a}uau d ~ud lgo~d me sdog|e~/ meng||eb}e md~bene~~amdme~ n|e~neb}e~ mg `e|ndmg/ bg dbg me 4111" E` ng`zd|dæîgng` d~ |e~}db}e~ lgo~d~ me sdog|e~ ab}ef|db}e~ md ^DMN/ d LS@ cgangb~}a}uàmd `ua}g |eneb}e`eb}e (}a|dbmg e` ng`zd|dæîg ng` d Lgo~dme Sdog|e~ me Dbfgod!" A~}g ma}d|ä d `ua}d~ md~ mace|ebæd~ exa~}eb}e~eb}|e d~ Lgo~d~ me Sdog|e~ md ^DMN/ `d~ bîg a`zoand|ä tue d Lgo~d mesdog|e~ me @gæd`latue e~}ekd d u` bàseo abce|ag| e` |eodæîg d gu}|d~Lgo~d~"D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"@gæd`latue ngb~}a}uau d ~ud lgo~d me sdog|e~/ meng||eb}e md~bene~~amdme~ n|e~neb}e~ mg `e|ndmg/ bg dbg me 4111" E` ng`zd|dæîgng` d~ |e~}db}e~ lgo~d~ me sdog|e~ ab}ef|db}e~ md ^DMN/ d LS@ cgangb~}a}uàmd `ua}g |eneb}e`eb}e (}a|dbmg e` ng`zd|dæîg ng` d Lgo~dme Sdog|e~ me Dbfgod!" A~}g ma}d|ä d `ua}d~ md~ mace|ebæd~ exa~}eb}e~eb}|e d~ Lgo~d~ me Sdog|e~ md ^DMN/ `d~ bîg a`zoand|ä tue d Lgo~d mesdog|e~ me @gæd`latue e~}ekd d u` bàseo abce|ag| e` |eodæîg d gu}|d~Lgo~d~"D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"@gæd`latue ngb~}a}uau d ~ud lgo~d me sdog|e~/ meng||eb}e md~bene~~amdme~ n|e~neb}e~ mg `e|ndmg/ bg dbg me 4111" E` ng`zd|dæîgng` d~ |e~}db}e~ lgo~d~ me sdog|e~ ab}ef|db}e~ md ^DMN/ d LS@ cgangb~}a}uàmd `ua}g |eneb}e`eb}e (}a|dbmg e` ng`zd|dæîg ng` d Lgo~dme Sdog|e~ me Dbfgod!" A~}g ma}d|ä d `ua}d~ md~ mace|ebæd~ exa~}eb}e~eb}|e d~ Lgo~d~ me Sdog|e~ md ^DMN/ `d~ bîg a`zoand|ä tue d Lgo~d mesdog|e~ me @gæd`latue e~}ekd d u` bàseo abce|ag| e` |eodæîg d gu}|d~Lgo~d~"D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"@gæd`latue ngb~}a}uau d ~ud lgo~d me sdog|e~/ meng||eb}e md~bene~~amdme~ n|e~neb}e~ mg `e|ndmg/ bg dbg me 4111" E` ng`zd|dæîgng` d~ |e~}db}e~ lgo~d~ me sdog|e~ ab}ef|db}e~ md ^DMN/ d LS@ cgangb~}a}uàmd `ua}g |eneb}e`eb}e (}a|dbmg e` ng`zd|dæîg ng` d Lgo~dme Sdog|e~ me Dbfgod!" A~}g ma}d|ä d `ua}d~ md~ mace|ebæd~ exa~}eb}e~eb}|e d~ Lgo~d~ me Sdog|e~ md ^DMN/ `d~ bîg a`zoand|ä tue d Lgo~d mesdog|e~ me @gæd`latue e~}ekd d u` bàseo abce|ag| e` |eodæîg d gu}|d~Lgo~d~"D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"@gæd`latue ngb~}a}uau d ~ud lgo~d me sdog|e~/ meng||eb}e md~bene~~amdme~ n|e~neb}e~ mg `e|ndmg/ bg dbg me 4111" E` ng`zd|dæîgng` d~ |e~}db}e~ lgo~d~ me sdog|e~ ab}ef|db}e~ md ^DMN/ d LS@ cgangb~}a}uàmd `ua}g |eneb}e`eb}e (}a|dbmg e` ng`zd|dæîg ng` d Lgo~dme Sdog|e~ me Dbfgod!" A~}g ma}d|ä d `ua}d~ md~ mace|ebæd~ exa~}eb}e~eb}|e d~ Lgo~d~ me Sdog|e~ md ^DMN/ `d~ bîg a`zoand|ä tue d Lgo~d mesdog|e~ me @gæd`latue e~}ekd d u` bàseo abce|ag| e` |eodæîg d gu}|d~Lgo~d~"D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"Segue-se Maçambique que constituiu a sua bolsa de valores em 1999, apresenta mais diferenças em relação as restantes da região, mas nem por isso encontra-se em um nível inferior em relação as demais. A sua primeira sessão ocorreu a 18 de Outubro do ano de sua criação e possui fraca liquidez e muito pouca oferta.

Olhemos agora para a Bolsa de Valores Sul Africana denominada JSE Limited, considerada a mais robusta em África e ocupa a 16.ª posição a nível mundial

Constituída a 8 de Novembro de 1887, a JSE Limited reúne aproximadamente 600 das empresas mais rentáveis de todo mundo, e que também fazem parte dos principais índices Americanos e Europeus

A Bolsa de valores de Botswana (BSE) foi estabelecida em 1989 e desenvolve um papel muito importante, enquanto instrumento para captação de financiamento para o desenvolvimento das economia daquele país


D `dag| Lgo~d me Sdog|e~ me Äc|and á d Lgo~d me Sdog|e~ ^uo-dc|andbd/ e zg| a~~g me~}d cg|`d/ }g|bd-~e `ua}g ng`zoandmg cd{e| u`dng`zd|dæîg ng` d Lgo~d me Sdog|e~ @gæd`landbd"Bg eb}db}g/ `e~`g }ebmg ~amg n|admd d `da~ }e`zg tue d LS@/ dLgo~d me Sdog|e~ ]db{dbadbd/ zg~~ua `ebg~ }à}uog~ ng}dmg~ e/
ngb~etueb}e`eb}e `ebg| oatuame{"


Passemos para a Bolsa de Valores da Namíbia (NSX)...a primeira foi fundada no início do século XX em Luderitz no Sul da Namíbia atualmente já encerrada... e a segunda criada em 1992 e que vem registando um acentuado nível de crescimento


e a finalmente a Bolsa de Valores das Ilhas Maurícias (SEM) 

Fundada em 1988 explora dois mercados: o official List e o Over-the-Counter Market ou seja para acções não cotadas. Possui cerca de 80 empresas cotadas no official List e cerca de 80 listadas no Over the Counter Market

Refira-se que nem todos os países da SADC possuem uma bolsa de Valores.

Fontes: Estudo sobre as Bolsas de Valores da SADC e Dicionário Informal





Sem comentários:

Enviar um comentário

Guia para o Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Comunicação Digital

  Os estágios e trabalhos práticos não só fornecem experiência valiosa, mas também permitem que os estudantes desenvolvam redes profissionai...